Transformação digital no agro brasileiro: Resiliência e modernidade impulsionam o setor


Pesquisa revela: 71% dos agricultores brasileiros adotam canais digitais para atividades diárias nas fazendas, aponta McKinsey & Company

Um levantamento recente realizado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), revela que o setor rural do país desempenha um papel fundamental na economia nacional. Com uma participação impressionante de 24,8% em 2022, o agronegócio impulsiona o crescimento do país.

Além de ser um importante motor econômico, o setor agropecuário tem passado por uma notável transformação nos últimos anos. Diferentemente do estereótipo de conservadorismo associado a ele no passado, o agro brasileiro está na vanguarda da adoção de tecnologias avançadas. A aplicação de inovações tecnológicas tornou-se uma realidade no agronegócio do Brasil, utilizando softwares, robótica, GPS, drones, automação de dados, sensorização, satélites de alta definição, genética de plantio, 5G, IoT, rastreamento digital e várias outras tecnologias do novo milênio.

Essa revolução tecnológica impulsiona a eficiência, a produtividade e a sustentabilidade no campo. Os agricultores brasileiros estão cada vez mais adotando essas soluções para melhorar seus processos e alcançar resultados ainda mais expressivos. A transformação digital no agro brasileiro é um exemplo de resiliência e modernidade, impulsionando o setor rumo ao futuro.

Com a conjunção entre a força econômica do agronegócio e a aplicação de tecnologias inovadoras, o setor rural brasileiro mostra-se como um verdadeiro líder, superando até mesmo setores tradicionalmente considerados mais avançados em termos de inovação. O futuro promissor do agro no Brasil é impulsionado por essa combinação entre tradição e modernidade, resultando em um setor cada vez mais sustentável e competitivo.

Um estudo realizado pela consultoria McKinsey & Company revelou que a era digital está transformando a agricultura brasileira. De acordo com a pesquisa, impressionantes 71% dos agricultores do país utilizam canais digitais diariamente para realizar atividades relacionadas às suas fazendas. Essa mudança de comportamento reflete-se no uso de aplicativos de mensagens, portais de e-commerce e até mesmo máquinas agrícolas conectadas. O produtor rural moderno está abraçando as tecnologias digitais como aliadas para impulsionar a eficiência e o sucesso em suas atividades agrícolas.

Hoje, é possível ter os dados de uma fazenda inteira na palma da mão e com isso monitorá-la em tempo real. O agro 4.0 vem ajudando os empresários do campo a aumentar sua produtividade e está presente em cada etapa da cadeia produtiva. A aplicação de tecnologias nas lavouras e na gestão de negócios agrícolas ajudou a consolidar o Brasil como potência do setor, colocando-o entre os mais competitivos países do segmento, sendo considerado o mais automatizado do mundo. 

Seguindo fortemente no sentido da inovação, o país alcançou o segundo lugar na exportação mundial de alimentos, segundo a Organização Mundial do Comércio (OMC), deixando grandes potências para trás no ranking. É motivo de orgulho para os produtores que, safra após safra, batem recordes. 

Aumento da produtividade, otimização de custos e redução de riscos são alguns dos benefícios gerados pela previsibilidade e poder de decisão proporcionados pela tecnologia. A aplicação de novas tecnologias no agro traz oportunidades e abre caminhos no país. 

A atividade vem impulsionando o crescimento de cidades de médio porte em todo o interior brasileiro. É o caso de Cuiabá, MT. A base econômica do Estado é o agronegócio. Maior produtor de soja, milho, algodão e de rebanho bovino – sendo as quatro commodities responsáveis por 93,5% do valor bruto arrecado no estado –, Mato Grosso vem liderando há quatro anos consecutivos a agropecuária brasileira, e a cada ano, a produção se supera. Estive recentemente visitando a cidade e seus simpáticos habitantes, e o crescimento acelerado da cidade e de todo o estado é impressionante.

Segundo dados do Governo Federal, em quatro anos, o estado apresentou um crescimento de 69% do Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP), com R$ 193 bilhões em 2021. Atualmente, o estado detém mais de 17% da produção agrícola nacional, seguido pelo Paraná, na 2ª posição, São Paulo, na 3ª, Minas Gerais, na 4ª, e o Rio Grande do Sul, que aparece em 5º lugar no ranking. Conforme levantamento do Ministério da Agricultura e Pecuária, 35 municípios do Mato Grosso estão entre os 100 mais ricos do agronegócio no Brasil. E são lavouras justamente de alta intensidade no uso de tecnologia e das mais avançadas revoluções trazidas pela inovação para o campo que estão ajudando na criação e multiplicação de toda essa riqueza.

Em resumo, a transformação digital no agronegócio traz mais consistência e previsibilidade na oferta, garante a gestão de riscos socioambientais, amplia o controle sobre alguns dos cada vez mais erráticos efeitos do clima, bem como amplia a visão do produtor acerca de todo o cicloda cadeia de suprimentos. 

Ademais, possibilita o uso de soluções que monitoram, reportam, geram e analisam dados e verificam indicadores para uma cadeia agroalimentar mais produtiva, sustentável e resistente aos desafios desse tipo de negócio.

Da agricultura 1.0, rudimentar e de baixa produtividade praticada até 1950, passamos hoje para a agricultura 4.0 e caminhamos para a 5.0, com o amplo uso das tecnologias digitais e a integração cada vez mais conectada do mundo dos dados com a realidade do campo. O fato é que o agrobusiness é um dos mais importantes e inovadores setores do mundo e, mais uma vez, segue se reinventando, fazendo a diferença e transformando o perfil econômico nacional, cujo interior se torna cada vez mais a moderna mola propulsora do país.

Fernando Moulin é partner da Sponsorb, empresa boutique de business performance, professor e especialista em negócios, transformação digital e experiência do cliente. E-mail: fernando.moulin@sponsorb.com.br.

Fonte: NB Press Comunicação 


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