Empreendedorismo: Apicultura - Uma Oportunidade de Negócio Sustentável


 É indispensável ter  a gestão e o planejamento da atividade apícola, pois é desta maneira que se faz apicultura profissional

O atual momento exige do apicultor uma mudança de cultura, entendendo a importância da sua profissionalização, que diz respeito a gestão e planejamento do seu negócio, passando a ter um comportamento de empresário rural e tratando a apicultura como um negócio. A inserção de novas tecnologias, melhoria da qualidade da produção, aumento de produtividade, acesso a mercado, entretanto, para que isto ocorra o apicultor necessita de um planejamento, desde o momento da produção até a comercialização.

O planejamento é muito importante, porque é a base para tomada de decisões das empresas. A competitividade, principalmente, exige das empresas estratégias que estabeleçam ações garantindo a sustentabilidade econômica, social e ambiental dos negócios frente às mudanças de mercado.



Por que planejar? É a forma que temos de nos antecipar às mudanças e aos impactos que podem vir a ocorrer antes de determinada situação ou fato.

  • Planejamento: Avaliar o sistema produtivo do apiário, detectando o nível tecnológico nas diferentes fases de produção;
  • Processos: Elaboração do caderno de campo, permitindo de forma organizada um calendário apícola (florada, produção, manejo, sanidade, nutrição e reprodução)
  • Mercado: Avaliar qual será minha produção, preço de vendas, pesquisa com o consumidor, canal para comercializar (local, regional e interestadual).
Em comparação com outras atividades de produção animal, iniciar um negócio apícola exige investimento em torno de R$ 350,00 por 50 colmeias. A margem de lucro é alta, com um custo que representa em torno de 25% da produção final. Além disso, o apicultor tem a vantagem de trabalhar com uma espécie que contribui para o equilíbrio do meio-ambiente. Porém, cuidados com questões técnicas, sanitárias e de mercado são essenciais nesse negócio. E dominar os recursos tecnológicos do setor é fundamental.

O apicultor precisa de um enxame com cerca de 50 mil abelhas, além da rainha, para começar a produção. “Em uma colmeia, existem três castas de abelhas: as operárias, a rainha, e o zangão, que vive para se reproduzir com a rainha. O zangão só consegue se manter na colmeia com uma boa quantidade de néctar ou uma alimentação alternativa, senão a rainha o expulsa”. É de fundamental importância também, que o apicultor iniciante não pode esquecer de trabalhar com EPI’s (Equipamento de Proteção Individual) e EPC’s (Equipamento de Proteção Coletiva), tais como: botas, macacão para apicultura, chapéu tipo capacete e luvas.

Além do mel, o própolis, a geléia real, a cera de abelha e o pólen podem ser produzidos por quem trabalha com apicultura. O mais abundante é evidentemente o mel, alimento reconhecidamente aliado no combate a doenças, rico em minerais, proteínas e vitaminas essenciais à saúde. O Brasil, segundo a Abemel (Associação Brasileira de Exportadores de Mel), é o oitavo maior exportador de mel do mundo, o que representa um valor de US$ 98,5 milhões em exportação.




São 07 cartilhas e 03 materiais de apoio que tratam de assuntos importantes e imprescindíveis para o sucesso na Apicultura e para o aumento da produção de mel, própolis e rainhas, de acordo com a experiência de mais de 25 anos na atividade do autor Gustavo Nadeu Bijos, Apicultor e Médico Veterinário.

Os assuntos abordados nas cartilhas e os materiais de apoio são:

1. APICULTURA BÁSICA

2. MANEJOS DE SAFRA E ENTRESSAFRA

3. PRODUÇÃO DE ENXAMES

4. PRODUÇÃO DE PRÓPOLIS

5. PRODUÇÃO DE RAINHAS

6. O MÉTODO DEMAREE

7. PRODUÇÃO E FORNECIMENTO DO XAROPE ENERGÉTICO PROTEICO

8. FICHA DE REVISÃO DAS COLMEIAS

9. PLANILHAS CALCULADAS ALIMENTAÇÃO COM XAROPE - 700ML POR COLMEIA

10. CALENDÁRIO FLORAL (MODELO)

Mini currículo do autor:

GUSTAVO NADEU BIJOS, Médico Veterinário pela UNIDERP (Campo Grande/MS, Ano 2000), Apicultor desde julho de 1997; Palestrante em diversos eventos estaduais, nacionais e internacionais; Secretário Executivo do XIVº Congresso Brasileiro de Apicultura - CONBRAPI, em julho de 2002 - Campo Grande/Mato Grosso do Sul; Instrutor do SENAR-AR/MS (2001-atual), Consultor do SEBRAE para Apicultura (julho de 2004 - 2017); Coordenador da Câmara Setorial Consultiva de Apicultura de Mato Grosso do Sul (2007 - 2017); Presidente da Federação de Apicultura e Meliponicultura do Estado de Mato Grosso do Sul - FEAMS (2010 - 2017); Conselheiro Presidente do Conselho de Entidades Apícolas do Pantanal - CONFENAL (2011-2019); Proprietário/Responsável Técnico das empresas Fazenda das Abelhas (2005 - atual) e NB Consultoria Veterinária (2001 - atual); Instrutor e criador do curso “Apicultura online - manejos para alta produtividade de mel”, primeiro do gênero no país (2017 - atual); Idealizador e organizador da EXPO TECNOAPIS, evento de inovação, tecnologia e novos negócios da cadeia apícola nacional e internacional (2019 - atual); Consultor para o programa Assistência Técnica e Gerencial - ATEG Apicultura do SE


Adquira AQUI a sua coleção de Cartilhas Técnicas de Apicultura!



AGROINFORMATIVOS

O portal AGRO INFORMATIVOS te dá acesso direto as principais informações do Agronegócio de forma rápida e simples, é uma oportunidade para você ter uma fonte de informação completa e confiável que te auxilie em estudos, pesquisas e na tomada de decisão. A tecnologia é peça chave para quem quer abrir espaço e avançar com inteligência no mercado globalizado, o AGRO INFORMATIVOS é a ferramenta ideal em um mercado competitivo, pois te permite ter ideias para desenvolver novas estratégias além de conhecimento sobre as últimas tendências do mercado agrícola e da pecuária.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem