Precisamos reestudar a forma de pagamento ao produtor de leite, afirma ministro da Agricultura

Ministro Marcos Montes, da Agricultura – Imagem: Reprodução YouTube

O Brasil tem potencial para vir a ser o maior exportador de lácteos do mundo, a exemplo do que já ocorre com a soja, o café e a carne bovina, disse o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marco Montes, ao participar do Fórum Nacional do Leite, promovido pela Abraleite, em Brasília. Ele destacou também o trabalho dos produtores de leite, chamando-os de heróis, que entregam à matéria-prima aos laticínios sem saber quando receberão o pagamento. Para ele, isso precisa ser revisto dentro da cadeia leiteira.

“Precisamos perseguir [a meta] e ser o maior exportador de lácteos”, enfatizou Montes, na abertura do fórum, nessa terça-feira (12). “Já somos maiores em vários produtos. Temos tudo para ser em lácteos também. Temos certeza de que vamos alcançar [esse objetivo] com trabalho sério.”

De acordo com ele, a produção leiteira do Brasil está aumentando, atingindo 35 bilhões de litros por ano. Hoje, assinalou, o país tem 1,170 milhão de produtores na atividade, em 99% dos municípios do país.

“Me chama a atenção que aproximadamente 93% dos produtores tiram menos de 200 litros por dia”, pontuou o ministro, para quem os produtores de leite são ‘heróis’. “Produtores que entregam leite aos laticínios sem saber o preço que realmente vão receber. É algo que precisamos reestudar”, disse.

Ainda conforme Montes, o governo também está trabalhando para garantir o uso do nome do leite somente em produtos lácteos.

Plano Safra e Pronaf

Ele também citou o que o Plano Safra 2022/23, lançado recentemente. “O Brasil apresentou ao mundo um Plano Safra para atender não só à produção do Brasil, mas para atender ao mundo, com preferência especial para os pequenos e médios produtores.”

O Plano Safra 2022/23, sublinhou o ministro, destinou R$ 53 bilhões para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do total de R$ 341 bilhões ofertados. Grande parte da cadeia leiteira é formada por agricultores familiares.

Em seu pronunciamento no fórum, Montes contou que esteve reunido com a comissária para Saúde e Segurança dos Alimentos da União Europeia, Stella Kyriakides, para “reatar negociações” e retomar o diálogo entre o país e o bloco, incluindo o setor leiteiro, no âmbito do Acordo UE-Mercosul.

“Falei a ela sobre o nosso Serviço de Inspeção Federal (SIF), que é uma porta aberta no mundo todo pela seriedade do sistema. O leite é testemunha disso”, disse. No encontro, as partes debateram parcerias estratégicas, a sanidade alimentar e o fluxo de comércio agrícola, segundo o ministro. O Brasil e o bloco se comprometeram a colocar as equipes técnicas para conversar nos próximos meses. 

Afinal, leite dá dinheiro ou não?

Você sabe quanto custa para produzir um litro de leite na sua fazenda?

Não sabe se sua propriedade leiteira está dando lucro ou prejuízo?

Com esta simples ferramenta você consegue ter um maior controle sobre a sua propriedade, identificar onde ainda pode melhorar e garantir a lucratividade do seu empreendimento!


Para utilizar a ferramenta é muito simples! Basta adicionar as informações mensais nos campos em verde que a planilha faz todo o cálculo de forma automática para você!

Com ela você vai saber:

. Quanto está faturando por mês

. Quanto custa para manter a sua fazenda

. Se ela está dando lucro ou prejuízo

. Quanto cada custo impacta no litro de leite

. Quanto custa e quanto está lucrando em cada litro de leite.

Conheça AQUI o produto!



AGROINFORMATIVOS

O portal AGRO INFORMATIVOS te dá acesso direto as principais informações do Agronegócio de forma rápida e simples, é uma oportunidade para você ter uma fonte de informação completa e confiável que te auxilie em estudos, pesquisas e na tomada de decisão. A tecnologia é peça chave para quem quer abrir espaço e avançar com inteligência no mercado globalizado, o AGRO INFORMATIVOS é a ferramenta ideal em um mercado competitivo, pois te permite ter ideias para desenvolver novas estratégias além de conhecimento sobre as últimas tendências do mercado agrícola e da pecuária.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem